Uma Conferência Livre Nacional sobre Direitos e Envelhecimento: contra a discriminação, abuso econômico, pela equidade e participação está marcada para o dia 1º de agosto, das 9 às 16 horas, em formato híbrido, presencial e online. Também haverá Polos Focais por todo o Brasil.
Ela é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), marcada para setembro de 2025.
O evento está sendo organizado por oito entidades: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV); Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (GISE); Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN); Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa; ABRAz Nacional – Associação Brasileira de Alzheimer e Casa Vovó Bibia de Apoio à Família.
No dia serão debatidas propostas com base na temática da Conferência Livre Nacional e nos eixos da 6ª CONADIPI, com o objetivo de incentivar a participação social para lutar pelo direito ao envelhecimento digno e com equidade, contra a discriminação e o abuso econômico, considerando as múltiplas velhices.