logo

G20 Social discutiu propostas para a “Transição demográfica e o Envelhecimento Saudável”

A Transição demográfica e os desafios para o Envelhecimento Saudável foi tema de uma mesa temática realizada na sexta-feira, 15 de junho, segundo dia do G20 Social, no Rio de Janeiro, organizada pela CIDOSO- Comissão da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.

Todos os encontros do G20 Social foram organizados por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos e setor privado, do Brasil e do exterior.

G20 Social

O G20 Social foi uma iniciativa brasileira inédita na história das Cúpulas do G20, que buscou incluir organizações não-governamentais nas discussões do fórum principal. A África do Sul, país que sediará a reunião em 2025, já se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Segundo o balanço final do governo federal, nos seus três dias o G20 Social registrou 19.140 pessoas credenciadas, que participaram de mais de 520 horas em 252 atividades.

O documento final do G20 Social foi entregue ao Presidente Lula.

O que é o G20

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países mais a União Europeia.

Nasceu em 1999 em resposta à crise financeira global com o objetivo de fortalecer a economia internacional com discussões de temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia e meio ambiente. As reuniões do G20 são chamadas de cúpulas e têm frequência anual.

As presidências são rotativas. O Brasil presidiu o G20 pela primeira vez, começando em 1º de dezembro de 2023 e terminará dia 30 de novembro de 2024, por isso o Rio de Janeiro foi sede da 19ª Cúpula.