Ilha Comprida, no litoral do Vale do Ribeira, a 209 km da capital, em São Paulo, inaugurou hoje, 24/3, mais uma “Academia na Praça”, desta vez no bairro Balneário Adriano, com a presença de dezenas de pessoas idosas, usuárias do CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade.
Segundo a professora de Educação Física do CCMI, Edina Colaço, que levou os idosos para a inauguração, esse tipo exercício ao ar livre é importante, principalmente com a possibilidade de aliar a caminhada até o lugar, como foi feito hoje com a presença até de um senhor de 83 anos.
Eles caminharam, cantaram, dançaram, praticaram exercícios na Academia ao ar livre e se encantaram com as aves e com a beleza da Lagoa Praça Adriana, disse a professora.
Todas as quintas, pela manhã, tem caminhada, com saída do Centro de Convivência da Melhor Idade, que é coordenado pela assistente social Nelli Takahashi.
Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. O sistema se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos.