logo

JOMI Estadual começará em Lençóis Paulista na 3ª Região Esportiva 28/3

 

Lençóis Paulista, cidade no Centro-Oeste do Estado, distante 307 quilômetros da capital, é o município que vai sediar a primeira etapa do JOMI Estadual 2023, no período de 28 de março a 2 de abril.

Com cerca de 70 mil habitantes, é a sétima vez que o município recebe o mais importante torneio esportivo da terceira idade de São Paulo.

O Secretário de Esportes e coordenador local do JOMI,  Raphael Carlos Perantoni Blanco, disse que espera delegações de quase todos os 50 municípios que compõem a região esportiva.

Estamos trabalhando com a ideia de recebermos cerca de 1600 atletas idosos com representações de todas as cidades da nossa região esportiva, disse Raphael Blanco ao Jornal da 3ª Idade.

3ª Região Esportiva do Estado de SP

A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por 8 Regiões Esportivas, diferentes das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Lençóis Paulista está na 3ª Região Administrativa, que tem a cidade de Bauru como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas