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Jornal 3ª Idade

Jornalismo profissional pioneiro nas reportagens e publicações sobre os grupos de terceira idade no Brasil

Em 2003 começou o Jornal da 3a Idade para suprir uma lacuna da imprensa brasileira de um veículo profissional voltado para os direitos das pessoas idosas.

Foram três edições para testes de mercado, dirigidas para possíveis patrocinadores, que buscava identificar as pessoas formadoras de opinião no público alvo.

Assim nasceu, em São Paulo, o Jornal da 3ª Idade, como o primeiro veículo profissional  do país voltado para os grupos e entidades representativas das pessoas idosas.

O Jornal da 3ª Idade, desde então, é um trabalho sem vínculos políticos e partidários.

Impresso com distribuição mensal, começou a circular em todo o Estado de São Paulo em 2004, com uma pequena tiragem de 10 mil exemplares por mês, que foi radicalmente superada em pouco mais de seis meses.

De 2005 a 2008 foi distribuído pela farmácia Ultrafarma, com tiragem de 150 mil exemplares por mês. No mesmo período teve distribuição por 400 correspondentes do Banco Schahim, um dos pioneiros na venda de empréstimos consignados.

A parceria com essas duas empresas possibilitou um trabalho direto junto a governança das principais multinacionais do país, dando continuidade a intenção de sensibilizar para uma tiragem nacional do Jornal da 3a Idade, que chegou a ser trabalhada, mas não se concretizou.

A distribuição teste em diferentes Estados e a realização de dezenas de palestras, com projeções de pesquisas, sobre as possibilidades comerciais de trabalhar com esse segmento era uma absoluta novidade, no começo dos anos 2000.

O Jornal da 3ª Idade organizou de 2006 a 2008 o maior concurso de poesia para idosos de São Paulo, editando duas coletâneas com os trabalhos dos autores escolhidos.

De maio de 2009 até outubro de 2014 foi distribuído grátis pela então maior rede de farmácias do Estado, a Drogaria São Paulo, com 350 mil exemplares por mês. As altas tiragens nesse período possibilitou a participação em eventos dirigidos a terceira idade, com foco em saúde e bem-estar, em centenas de cidades. 

Em 2015 ficou sem patrocínio de grande empresa e passou a ser distribuído nas lojas do Metrô, na cidade de São Paulo, numa parceria com as lojas da rede Farma Ponte, com 50 mil exemplares por mês.

Em 2016, diante da dificuldade de patrocínios para a gráfica, deixou de ser impresso e migrou definitivamente para Internet.

PÚBLICO ALVO

Grupos de terceira idade

jornal3idade_setembro_capa-baixaAssociações de aposentados

Conselhos de representação das pessoas idosas

PROPOSTA EDITORIAL

Divulgar produtos e serviços para o público alvo

Publicar reportagens e artigos  que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas

ASSUNTOS DE MAIOR INTERESSE

Agenda de Eventos e Shows, Saúde, Dicas de Passeios e Viagens, Compras, Revisão de aposentadoria, Direitos Garantidos, Torneios Esportivos, Concurso de Miss e Mister.

Algumas das edições que foram feitas impressas. Em breve um acervo completo de todas as publicadas.

outubro de 2010

março de 2014

 abril de 2014