logo

Maria da Graça Castelo Branco fundadora da Associação Nacional de Gerontologia RJ faleceu ontem aos 97 anos

É com pesar que o Jornal da 3ª Idade noticia o falecimento de Maria da Graça Castelo Branco, aos 97 anos, na tarde da última sexta-feira, 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Durante várias décadas, esteve envolvida em alguns dos mais importantes movimentos sociais de defesa dos direitos da pessoa idosa e foi uma das fundadoras da seção fluminense, da Associação Nacional de Gerontologia.

Um dos seus amigos e colega de Gerontologia por muitos anos, o Prof.º Dr. Serafim Fortes Paz, lembra da sua importância.

É uma imensa tristeza que falo para todas as entidades, organizações, profissionais que integram o campo da gerontologia, grupos de pessoas idosas, o falecimento da querida, admirável e eterna presidente de honra da ANGRJ, Maria da Graça Castelo Branco. Ela foi co-fundadora, junto com Edith Motta, da Associação Nacional de Gerontologia do Rio de Janeiro.  Maria da Graça esteve presente, como um “alicerce” fundamental e imprescindível, em todas as gestões da ANGRJ, das quais tive a honra de compartilhar em várias diretorias e projetos. Admirada por todos os integrantes da entidade e também da ANGBrasil, estará eternamente nas melhores lembranças, na memória do trabalho e em nossos corações. Nosso maior carinho e especiais sentimentos, escreveu o também pioneiro da ANGRJ, Serafim Fortes Paz.