logo

O Interpraia, maior torneio de Vôlei Adaptado na areia em SP, faz em 2024 sua 10ª edição, na Praia Grande, de 4 a 8 de dezembro

O Interpraia, organizado há 10 anos pela ATIS- Associação da Terceira Idade Solemar, no Balneário Flórida, na cidade de Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, em 2024, será de 4 a 8 de dezembro.

Estarão disputando 73 equipes de 35 municípios, com a expectativa de mais de 1000 atletas, nos jogos divididos por faixas etárias: 45+, 57+ e 67+.

Os jogos, como nos anos anteriores, serão realizados sempre na parte da manhã. Durante a tarde a programação tem competições de outras modalidades, como buraco, tranca e dominó. As disputas são de outra natureza: tem o Intervozes e o Concurso de Miss e Mister Interpraia. 

A abertura oficial do torneio, que conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande, será na manhã da quinta-feira 5 , com a presença de autoridades locais e do Deputado Estadual, Fábio Faria de Sá. No final da tarde do sábado 7, haverá um baile com bande de forró e a noite um “Luau” nas areias da praia, para fechar o evento. 

Para saber mais sobre o evento deste ano, o Jornal da 3ª Idade conversou com sua idealizadora e coordenadora geral, Rosana Alves.

Jornal da 3ª Idade Como foi a evolução do Interpraia que nasceu em 2014 e só vem crescendo?

Rosana Salgado Alves, vice-presidente da ATIS Nós já tínhamos uma tradição de pequenos campeonatos locais, aqui na Praia Grande, cidade da Baixada Santista. Num determinado momento recebi um pedido de uma equipe do Interior para jogar com a gente. Achei interessante, arrumei um hotel e marquei um jogo na quadra, num domingo ao lado do Quiosque da Arlete, onde fizemos um churrasco. O nosso pequeno evento viralizou nas redes sociais. Então, Bauru nos contatou sugerindo que fizéssemos uma espécie de intercâmbio entre cidades. Topei o desafio, cuidei de arrumar um lugar para todos ficarem e assim em 2014, com seis cidades, nascia o Interpraia. A partir de então só vem crescendo.

Jornal da 3ª Idade – A participação de 2024 praticamente triplica a do ano passado. Como a senhora e os seus demais colaboradores estão sentindo esse aumento?

Rosana Salgado Alves, vice-presidente da ATIS – Na verdade, poderíamos ter muito mais gente, mas não temos estrutura para isso. O Interpraia não é um evento comercial para fins lucrativos. Trabalhamos muito para cobrir as despesas, claro, mas ele não tem a intenção de se tornar um evento enorme para ganhar dinheiro. A satisfação do intercâmbio entre as equipes é a nossa grande realização.