Para marcar a retomada das competições esportivas da terceira idade, o Governo do Paraná realizou de 18 a 23 de outubro, na cidades de Guaratuba e Ponta Leste, a 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS).
Segundo a Superintendência do Esporte, organizadora do torneio, participaram 32 municípios, representados por cerca de 1200 participantes, sendo 888 atletas (todas as pessoas idosas com 60 anos e mais) e 312 pessoas entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores.
A cerimônia de abertura, na noite de 18 de outubro, no Ginásio de Esportes Governador José Richa, em Guaratuba, foi marcada por apresentações circenses e danças. A pira olímpica foi acesa e conduzida pelos atletas John Haste, de 77 anos, e Relindes Haste, de 80 anos, que já participaram da competição, diversas vezes. Para participar, todas as pessoas tiveram que provar que haviam tomado as duas doses da vacina contra a COVID-19.
O evento de 2021 contou com muitas inovações: uma programação durante o dia, em que equipes além de realizar a avaliação física dos participantes, fizeram caminhada da saúde, jogos de salão e oficinas de ritmo. Além dos jogos disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda contam com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia, festival de carteado, entre outras atividades.
Também foi oferecida uma capacitação para todos os profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Estado do Paraná, que passará a ser constante nos próximos anos.
Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Helio Wirbiski, a Superintendente de Ação Solidária, Cristina Ricordi, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, o prefeito de Mercedes, Laerton Weber, e várias autoridades.
Na abertura também os JIIDOS 2021 mais uma vez inovaram com a apresentação do Centro de Memória do Esporte do Paraná que levou a exposição “Integração da Terceira Idade Paranaense”, contando a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, desde 1996, com homenagens a três atletas: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.
Os Jogos foram sediados em dois municípios: Guaratuba recebeu as competições e Pontal do Paraná sediou as oficinas.
O encerramento foi no sábado 23 de outubro, com uma grande festa com apresentações artísticas, entrega de troféus às cidades participantes e medalhas para todos os atletas. Foram cinco dias de muita prática esportiva, competições, oficinas, lazer, diversão e muita alegria.
Nossos idosos, depois de muito tempo reclusos devido à pandemia de COVID-19 estão voltando a viajar, praticar esporte, ter contato com a natureza, socializar e o mais importante, voltaram a sorrir e a vivenciar momentos que lhes proporcionaram melhora na qualidade de vida. Nossos idosos estão de parabéns. São exemplos de superação e muita disposição, que inspiram a todos nós. Os JIIDOS seguiram os protocolos de biossegurança contra o COVID-19. Todos os participantes já estavam vacinados com as duas doses e realizaram testes antes dos jogos. Não tínhamos porque deixar de fazer, falou o Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Hélio Wirbiski.