A coordenação nacional da Pastoral da Pessoa Idosa realizou uma grande festa no último sábado, dia 16 de novembro, para comemorar os seus 20 anos de fundação, com a presença de cerca de 3 mil pessoas, a maioria líderes que atuam em todos os estados do país. Também teve um show com o Padre cantor, Reginaldo Manzotti, embaixador da PPI desde 2015.
A presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba,cidade sede da PPI, na missa oficial do evento emocionou os presentes, já que ele está com 98 anos. A celebração eucarística foi comandada por Dom José Antônio Peruzzo, presidente da PPI.
Outro ponto alto desse momento de espiritualidade foi a leitura de uma carta enviada pelo Cardeal Pietro Parolin, com um texto do Papa Francisco para os voluntários: “Que esta celebração seja um marco de uma verdadeira ‘cultura do encontro’ e da ‘solidariedade’, promovendo a inclusão das pessoas idosas na vida comunitária”.
A atual coordenadora nacional da PPI, Sandra Regina Capana Michellim, falou para o Jornal da 3ª Idade que organização da festa deu muito trabalho, mas que foi importante para a entidade, que também comemorou mais de 18 milhões de visitas domiciliares para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Essa grande festa foi para homenagear todos os líderes que foram chamados à missão de levar todos os meses os afetos de Deus e a ternura da igreja, o que fazem com maestria. Homenagear também cada pessoa idosa que todos os meses recebe com carinho a visita do líder. São elas que nos motivam e inspiram através da sua sabedoria e experiência. Foi uma grande, abençoada e linda festa, com a interação dos líderes, no belíssimo show do padre Reginaldo Manzotti. Ver os líderes levantando as mãos, dançando, foi um espetáculo. O sentimento que ficou foi de gratidão, disse Sandra Michellim.
Histório da Pastoral da Pessoa Idosa
A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), como trabalho da igreja católica, foi criada para organizar nas comunidades das paróquias o trabalho com pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Oficializada no dia 5 de novembro de 2004 como um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a PPI foi idealizada pela médica sanitarista, Zilda Arns (tragicamente falecida no terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010) e pelo médico geriatra paranaense, João Batista Lima Filho, que não pode comparecer ao evento por estar se recuperando de uma cirurgia.
Após a morte da Dra Zilda Arns, que assumiu a coordenação nacional da PPI foi a freira Irmã Terezinha Tortelli, até hoje membro da coordenação nacional.
Presente em todos os estados brasileiros, a PPI acompanha mais de 170 mil idosos, em 1.080 municípios, em 2.840 paróquias. O trabalho pastoral é feito por mais de 25 mil líderes.