logo

Pessoas idosas podem buscar atendimento na Virada Odontológica, de 20 a 24 de outubro, nas UBS de SP

Idoso na cadeira do dentista. Foto: Freepik
Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram

Começa hoje, 20 de outubro e vai até a próxima sexta-feira (24), a quarta edição da Virada Odontológica, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nas 444 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Nos cinco dias do evento serão desenvolvidas diversas ações voltadas à prevenção em saúde bucal, sendo que em cada unidade terá uma atividade específica e dirigida ao público atendido na respectiva região.Estão programadas palestras, orientações em grupos, atividades lúdicas, entrega de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, grupos de escovação supervisionada, avaliação odontológica e teatro educativo para o público infantil.

Assistência odontológica na rede municipal de São Paulo

Além das 444 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes de saúde bucal, a rede municipal conta com 31 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Centros de Cuidado Odontológico (CCOs), seis Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e 15 Serviços de Assistência Especializada (SAEs).

Também há 24 UPAs e outros cinco equipamentos de urgência/emergência (PA, AMA e PS) com atendimento odontológico, além de quatro hospitais municipais (Tatuapé, Campo Limpo, Saboya e Ermelino Matarazzo) com especialistas cirurgiões bucomaxilofaciais e cinco Hospitais Dia (HDs) com atendimento odontológico. Atualmente, a rede conta com mais de 2.000 cirurgiões-dentistas em diferentes níveis de atenção.