Registro, no Sul do Estado de São Paulo, inaugurará amanhã, 18/2, uma Academia ao Ar livre, na Praça do Jardim Xangrilá. Embora aberta para todas as faixas etárias, na cidade são os idosos, participantes do Programa VidAtiva, que funciona ligado às Unidades de Saúde, que mais devem usufruir.
O espaço de lazer e esporte foi construído com verba de convênio com o Governo do Estado. O local contará com multiexercitador seis funções; simulador de caminhada duplo; simulador de cavalgada duplo; esqui duplo; alongador com três alturas; rotação vertical com duplo diagonal; “surf” com pressão de pernas; simulador de remo individual; máquina de puxada alta adaptada; máquina de supino adaptada e placa orientativa.
A instalação de academias ao ar livre, para incentivar as práticas esportivas, é uma tendência desde 2018 nas principais cidades do Brasil, que no Estado de São Paulo vem avançando também em municípios com 50 mil habitantes.
Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. O sistema se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos.
É importante que as pessoas sedentárias há muito tempo busquem orientação médica ou de uma pessoa profissional de educação física antes de começar a utilizar os equipamentos.