logo

São Bernardo é a anfitriã da 2ª Etapa do JOMI Estadual 2023 esperando 2 mil pessoas de 17 a 23 de abril

A cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, será sede, de 17 a 23 de abril, da 2ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), recebendo a representação de 26 municípios e com expectativa da presença de 2 mil pessoas idosas.

A abertura oficial do JOMI 2023 em São Bernardo será na terça-feira, 18 de abril, às 14h, no auditório do Cenforpe, na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no bairro Planalto. Após o evento inaugural, a partir das 15h, já terá início a competição da modalidade de coreografia. O congresso técnico, por sua vez, vai acontecer um dia antes, 17 de abril, no Teatro Inezita Barroso, na Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha.

Confirmaram as delegações das seguintes cidades, que fazem parte da 1ª Região Esportiva do Estado: Barueri; Bertioga; Carapicuíba; Cotia; Cubatão; Embu das Artes; Embu Guaçu; Guarujá; Itanhaém; Itapecerica da Serra; Jandira; Juquitiba; Mongaguá; Mauá; Osasco; Praia Grande; Ribeirão Pires; Rio Grande da Serra; Santo André; Santos; São Caetano; São Bernardo; São Paulo; São Vicente; Taboão da Serra e Vargem grande Paulista.

1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de São Bernardo está na 1ª Região Esportiva, que tem a cidade de Santos como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas