logo

Walter Orthmann, 99 anos, que está no Guinness Records, desfilou na SPFW 2021

Walter Orthmann, de 99 anos, no video apresentado no São Paulo Fashion Week (SPFW) em 17/11. Funcionário de uma loja de tecidos em Brusque, SC, representou a empresa usando as peças do estilista Ronaldo Fraga. Foto: Reprodução/SPFW

Sete meses depois de completar 99 anos, Walter Orthmann participou da São Paulo Fashion Week (SPFW) na semana passada, desfilando para a coleção do estilista Ronaldo Fraga.

Nos últimos anos ele vem sendo destaque na mídia, por estar no livro dos recordes, o Guinness World Records, por ser a pessoa que trabalha por mais tempo numa única empresa. Ele está na Têxtil RenauxView, da cidade de Brusque, em SC, há 83 anos, desde 17 de janeiro de 1938.

Ele começou sua jornada na empresa como auxiliar de expedição, logo após conseguiu o cargo de office boy e depois foi promovido para o setor de vendas. Aposentado desde 1978, Orthmann optou por não parar o ofício. Atualmente ele é gerente comercial e não pretende deixar o trabalho de lado. No dia 19 de janeiro, ele foi o primeiro a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na sua cidade e o mais velho do seu Estado.

Coleção Ronaldo Fraga

Entre tramas & beijos é o nome da coleção que o estilista mineiro Ronaldo Fraga apresentou no São Paulo Fashion Week, o maior desfile de moda da América Latina, na quarta-feira passada, 17 de novembro. 

Sua produção, fruto de uma parceria com a RenauxView Indústria Têxtil, foi toda confeccionada em tecidos jacquard de altíssimo padrão desenvolvidos pela empresa. Ele passou um vídeo homônimo à coleção, que teve toda  produção ambientada em Guabiruba, cidade vizinha a Brusque.

Reconhecida região industrial do Sul do país, as cidades guardam uma cultura vigorosa, com histórias e memórias que até hoje influenciam seus habitantes. Para o vídeo o estilista criou uma festa imaginária para destacar as roupas, os aspectos culturais, gastronômicos e musicais que fazem parte das tradições catarinenses. 

A equipe da produção foi formada, em sua maioria, por funcionários da RenauxView, com diferentes tipos físicos e histórias de vida. Aí é que entra como destaque Walter Orthmann, de 99 anos, afinal o colaborador com mais tempo de atuação na empresa.

Costumo dizer que ele é ‘um orixá da indústria têxtil’, um gigante que não poderia deixar de ser a personagem principal no nosso vídeo-desfile, disse o estilista Ronaldo Fraga.