Exposição na Estação da Luz, em SP, alerta para doenças da retina

Um dos depoimentos com as imagens declaradas por famosos na exposição "Veja bem, Veja para sempre". Foto: Gabriela Damiani.
Um dos depoimentos com as imagens declaradas por famosos na exposição  "Veja bem, Veja para sempre". Foto: Gabriela Damiani.
Um dos depoimentos com as imagens declaradas por famosos na exposição “Veja bem, Veja para sempre”. Foto: Gabriela Damiani.

Uma exposição educativa, para chamar a atenção da população para as principais doenças da Retina, estará disponível grátis, na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, de 24 de junho e 1 de julho de 2015.

Na exposição intitulada Veja bem, Veja para sempre, é uma iniciativa da SBRV -Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, em parceria com o laboratório Novartis, e faz parte de uma campanha que desde 2013 realiza diversas ações pelo Brasil.

O objetivo é mostrar ao público os riscos e formas de prevenção das principais doenças da retina, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce que podem evitar a cegueira em milhares de pacientes.

De acordo com a SBRV, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença da retina atualmente, muitos sem sequer saber. A retina é uma estrutura ocular sensível, responsável por captar e processar as imagens no olho humano.

Na exposição, as pessoas poderão conhecer as imagens favoritas de atores, cantores e atletas olímpicos, além de depoimentos dessas personalidades sobre o porquê da opção pela foto escolhida.  Participam dessa mostra: Helena Ranaldi, Isabel Fillardis, Bárbara Paz, Tuca Andrada, os esportistas Zetti e Virna, Alessandra Negrini entre outros.

A exposição Veja bem, Veja para sempre é a primeira sobre doenças da retina realizada no Brasil. O público presente poderá ainda se informar sobre as doenças mais frequentes da retina e interagir com imagens que foram concebidas de acordo com a visão de quem tem o problema.

Queremos conscientizar o maior número de pessoas sobre doenças da retina. Outro objetivo é alertar a população sobre a importância de procurar um especialista para ter acesso ao diagnóstico e tratamento adequados, diz André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Doenças de retina

Retinopatia diabética –A retinopatia diabética é causada pelo excesso de açúcar nos pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina e isso acaba desgastando-os fazendo com que surjam edemas ou obstruções na retina.

Edema macular diabético-O edema macular diabético tem como principal causa a diabetes mal controlada, além da hipertensão arterial (pressão alta), idade avançada e outros problemas de visão como miopia, astigmatismo etc.

DMRI-O surgimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) está ligado a fatores genéticos e hereditários, além do próprio processo de envelhecimento.

 Oclusão Venosa da Retina (OVR)-A oclusão venosa da retina (OVR) não possui uma circunstância específica para se desenvolver. Ainda assim existem aspectos determinantes para o seu desencadeamento como a idade avançada, pressão arterial elevada, alta taxa de gordura no sangue, diabetes, glaucoma e problemas com a coagulação sanguínea.

Sobre a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo- Fundada em 1977, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) tem o objetivo de difundir conhecimento científico aos oftalmologistas especializados em retina e demais interessados. A prática médica recomendada pela SBRV é baseada em evidências e seus associados possuem um estreito relacionamento com os principais centros de pesquisa do mundo. Desde a sua fundação, a SBRV se destaca pela capacitação periódica dos oftalmologistas, realização constante de eventos em todo o Brasil e pelo compromisso social de comunicar, da melhor forma, todas as questões relacionadas à retina.

Evento: Exposição Veja bem, Veja para sempre

Data: de 24 de junho a 1 de julho

Local: Estação da Luz

Horário: das 5h à meia-noite            Gratuita