Cada vez mais o apoio às pessoas que cuidam dos portadores da doença de Alzheimer é fundamental. A doença ainda não tem cura, um processo definitivo de prevenção e as vacinas ainda estão em estudo. O grande desafio do cuidado e da solidariedade dentro de casa é um encargo das famílias. Para entender e amparar com informações as pessoas que cuidam dos portadores da Doença de Alzheimer tem sido a missão dos Mutirões Cuida de Mim que vêm sendo realizados desde 2019.
A iniciativa, que nasceu com a arquiteta Míriam Morata e hoje conta com vários apoiadores, em 2023 será no dia 30 de setembro, das 9 às 16 horas, na Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul Paises Árabes África (BibliASPA), na Rua Baronesa de Itu, 639, bairro de Santa Cecília.
A participação é aberta ao público, gratuita, mas é preciso se inscrever antes. Aqui
Programação
9h – Abertura, com Míriam Morata, Arquiteta, idealizadora da rede cuida de mim.
9h15 – Cuidador, você tem um plano B para sua vida pós-cuidados ?, palestra com Cláudia Alves, pedagoga gerontóloga, mentora do método Lovecare, criadora da página “O Bom do Alzheimer”.
10h – Efeitos dos jogos digitais na prevenção da Doença de Alzheimer e melhora na qualidade de vida das cuidadoras e pessoas idosas, com o Fábio Ota, CEO da ISGAME, e pesquisador do projeto “Programação de Games para o desenvolvimento do raciocínio lógico e prevenção do declínio cognitivo em Idosos”, da FAPESP.
11h – Como equilibrar as emoções através da EFT, com Rosa Malena Doretto, farmacêutica, especialista em Homeopatia Farmacêutica, Florais, Biomagnetismo, Restauração Biomolecular, Barras de Access e EFT.
13h – Inner Ballance – Cuidando de mim através do movimento. Uma proposta de pausa ativa para nossa saúde física, mental e emocional, com Monica Kestener, fisioterapeuta, instrutora de Pilates e Inner Balance e criadora do Projeto Mutatis.
14h – Alzheimer não tem cura, mas tem tratamento, com Gustavo Alves dos Santos, farmacêutico, professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo MANDIC de Araras (SP) e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) e UNICAMP (SP).
15h – Prevenção da Demência com o Método Yura, com a psicóloga e professora da USP, Deusivania Falcão e com a enfermeira professora da USP, Rosa Chubaci,
16h – Encerramento – Míriam Morata
Atividades paralelas
– Roda de Conversa Saúde Mental, com grupo de até 5 pessoas para falar sobre saúde mental, com a psicóloga e psicanalista, Ana Lucia Esteves e a psicóloga Isabela Doretto Massura,
– Roda de Conversa sobre o impacto do Alzheimer na vida das pessoas, com a gerontóloga Cláudia Alves,
– Círculo de Construção de Paz, com as facilitadoras Carla Rodrigues de Souza, técnica judiciária – Justiça Federal de São Paulo; Mayra Lúcia Araújo Jacchieri, membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-SP.
– Como transportar, manusear quem cuidamos sem nos machucar, com a fisioterapeuta Mônica Kestener,
– Orientação de higiene bucal, com o cirurgião dentista, Rafael Legati,
– Orientação sobre O que é Alzheimer e importância da participação dos cuidadores nas pesquisas,com a médica Mariel Carolina Montiel Aponte
– Plantas Medicinais para auxiliar no tratamento do paciente e cuidador, com a bióloga Maria Carmen Romero Ferrari
– Orientação adaptação da casa, com a arquiteta Míriam Morata.
– As necessidades do cuidador, com Indicação de programas sociais e projetos que existem nos bairros e a importância da organização de grupos de apoio, com a assistente social, Janete Pereira.
Durante o evento, haverá Exposição e venda de livros dos palestrantes e voluntários.