O Jornal 3ª Idade completará em 2021 seus 18 anos de informação sobre as pessoas idosas

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Em 2003 começou o Jornal da 3a Idade para suprir uma lacuna da imprensa brasileira de um veículo profissional voltado para os direitos das pessoas idosas.

Foram três edições para testes de mercado, dirigidas para possíveis patrocinadores e buscava identificar as pessoas formadoras de opinião no público que alvo que objetivava alcançar.

Assim nasceu, em São Paulo, o Jornal da 3ª Idade, como o primeiro jornal profissional  do país voltado para os grupos de terceira idade e entidades representativas das pessoas idosas. O Jornal da 3ª Idade é um trabalho sem vínculos políticos e nem partidários.

Impresso com distribuição mensal, começou a circular em todo o Estado de São Paulo em 2004, com uma pequena tiragem de 10 mil exemplares por mês, que foi radicalmente superada em pouco mais de seis meses de existência.

De 2005 a 2008 foi distribuído pela farmácia Ultrafarma, com tiragem de 150 mil exemplares por mês. No mesmo período teve distribuição por 400 correspondentes do Banco Schahim que vendiam empréstimos consignados.

Essa parceria com as duas empresas possibilitou um trabalho direto junto a governança das principais multinacionais do país, dando continuidade a intenção de sensibilizar para uma tiragem nacional do Jornal da 3a Idade. Não se concretizou a tiragem nacional, mas foi possível a realização de dezenas de palestras, com projeções de pesquisas, sobre as possibilidades comerciais de trabalhar com esse segmento. No começo dos anos 2000 isso era absoluta novidade.

O Jornal da 3ª Idade organizou de 2006 a 2008 o maior concurso de poesia para idosos de São Paulo, editando duas coletâneas com os trabalhos dos autores escolhidos.

De maio de 2009 até outubro de 2013 foi distribuído grátis pela então maior rede de farmácias do Estado, a Drogaria São Paulo, com 350 mil exemplares/mês. As altas tiragens nesse período possibilitou a participação em eventos dirigidos a terceira idade, com foco em saúde e bem-estar, em centenas de cidades. 

Em sem grande patrocinador, passou a ser distribuído nas lojas do Metrô, na cidade de São Paulo, numa parceria com as lojas da rede Farma Ponte, com 50 mil exemplares por mês.

Desde 2016 é publicado somente pela Internet.

PÚBLICO ALVO

Grupos de terceira idade

jornal3idade_setembro_capa-baixaAssociações de aposentados

Conselhos de representação das pessoas idosas

PROPOSTA EDITORIAL

Divulgar produtos e serviços para o público alvo

Publicar reportagens e artigos  que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas

ASSUNTOS DE MAIOR INTERESSE

Saúde, Dicas de Passeios e Viagens, Compras, Revisão de aposentadoria, Direitos Garantidos, Torneios Esportivos, Concurso de Miss e Mister, Agenda de Eventos, Shows.

exemplo de edições impressas:

outubro de 2010

março de 2014

 abril de 2014