logo

Ministério da Saúde determinou Vacinação contra a Covid19 para idosos agora deve ser semestral

As pessoas idosas precisam estar atentas ao novo calendário de vacinação contra a Covid19. Desde dezembro passado, a vacina deve ser semestral, também para gestantes e pessoas com comorbidades, e anual para outros grupos prioritários.

Segundo o Ministério da Saúde, a nova estratégia busca priorizar a imunização de pessoas mais suscetíveis a casos graves. 

A segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível para as pessoas idosas que tenham tomado a última dose do imunizante há seis meses ou mais. 

A motivação dessa alteração no calendário foi o surgimento de uma nova variante do vírus no Brasil, que causou aumento de casos da doença no Ceará, ainda em 2023 e que já foi registrada em outras cidades daquele estado.

A variante BA.2.86.1 já haviam sido identificadas em outros países. Por enquanto a sublinhagem da nova variante JN.1 está retida em Fortaleza, mas é possível que ela possa já estar circulando em outros locais do país, já que as pessoas infectadas não tinham viajado para fora do Brasil.


São Paulo

Embora Porto Alegre, no RS, tenha sido a única capital a começar 2024 com uma campanha voltada para a segunda dose da bivalente em pessoas idosas, quase todas as principais cidades do país já estão trabalhando na sua normatização.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo afirmou, em nota ao Jornal da 3ª Idade que desde 8 de dezembro, segue a orientação do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que teve conhecimento das novas orientações para vacinação contra Covid-19 para o ano de 2024 no último dia 30 de dezembro.

Diante disso, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) preparará os documentos técnicos e a capacitação das equipes considerando as novas regras para, então, iniciar o novo esquema vacinal na cidade de São Paulo em data a ser anunciada.

Em relação a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19, a SMS iniciou em 8 de dezembro, a aplicação da segunda dose da vacina bivalente para idosos maiores de 60 anos de idade e pessoas acima dos 12 anos imunocomprometidas, que tenham recebido a mais recente dose do imunizante há mais de seis meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, seguem vigentes às orientações do último instrutivo publicado em 2023:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=358803