logo

Diadema, sp, elegeu a Miss e o Mister Terceira Idade 2025 inovando com votação também pela Internet

Siga o Jornal da 3ª Idade de SP pelo Instagram

A cidade de Diadema, em SP, realizou no dia 21 de setembro, a final do concurso municipal do Mister e Miss 60+, com 31 concorrentes que desfilaram no Teatro Clara Nunes.

As condições de participação foram:  ser moradores de Diadema e frequentadores dos grupos de terceira idade, nos diversos bairros.Os mais populares foram escolhidos pela participação do público, que contou com um sistema de votação disponível no site da prefeitura. Além da votação popular, um grupo de jurados apontou os vencedores na final.

Os novos eleitos e eleitas receberam suas faixas de Miss e Mister das mãos do casal premiado na última edição do concurso: Solange Cristina Gomes da Silva e Maximiliano Shigeki Matsumora.

Na categoria feminina, foram contempladas: Maria Deusolina Pereira (Miss); Maria Helena Yasuko (1ª Princesa) e Rita Josefa Barbosa (2ª Princesa).

Na categoria masculina, os vencedores foram: João Carlos Dias (Mister); Manoel Ventura de Melo (1º Príncipe) e José de Fátima (2º Príncipe).

Já pela internet, com 2.054 votos, o público escolheu os vencedores de uma categoria especial: Rita Josefa Barbosa (Miss Popularidade) e João Carlos Dias (Mister Popularidade).

Envelhecimento em Diadema

O censo do IBGE apontou o crescente envelhecimento da população de Diadema e do país. Esse cenário mobilizou a Prefeitura e contribuiu para a retomada do Concurso no ano passado. A atividade ocorre em consonância com o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Diadema (2022-2025) e tem como objetivo desconstruir a cultura do preconceito contra a velhice e fortalecer a autoestima das pessoas idosas.

O Concurso Miss e Mister de Diadema sempre foi realizado anualmente, desde os anos 2000, mas foi interrompido no período da pandemia. A nova edição incluiu a categoria “Popularidade”, que mobiliza os votos pela internet.

Além do apoio popular dos 20 Grupos da Terceira Idade, a atividade contou com o empenho do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e das secretarias municipais (Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer e a de Cultura).

A festa reuniu lideranças públicas e da sociedade civil e também integrantes e simpatizantes de diversos grupos da terceira idade (CCMI, Lição de Vida, UBS Vila São José, CRAS Leste, Renascer, Reviver, Viva a Vida. Também os grupos regionais de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Eneas Tognini (Eldorado/Inamar, Serraria/Conceição, Casa Grande/Piraporinha/Nogueira e Canhema/Campanário/Taboão/Nações); turmas do Programa Mulheres em Movimento, Caminhando Bem, Grupo 60+, Sabor da Cultura e do Centro Cultural Vladimir Herzog.