logo

Biblioteca Mário de Andrade comemora 100 anos seu 5º Festival com programação gratuita de 24 a 26 de outubro

Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram

A Biblioteca Mário de Andrade, a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, vai comemorar os seus 100 anos, nos dias 24,25 e 26 de outubro, com shows, mesas literárias e leituras cênicas.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de SP, uma edição especial do Festival Mário de Andrade, evento que chega a sua 5ª edição, terá atrações gratuitas na Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar, na região do Centro Histórico. 

 Entre os destaques da programação estão a peça “Não me entrego, não!”, com Othon Bastos, na Praça das Artes, shows na Praça Dom José Gaspar em comemoração aos 50 anos dos álbuns “Di Melo” e “Fruto Proibido”, a já tradicional Feira de Livros e mesas literárias na Biblioteca Mário de Andrade.

A celebração começa com o show de abertura “Pérolas Negras”, no auditório da BMA, na sexta-feira, 24/10, às 20h. A apresentação homenageia mulheres negras do samba, como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, entre outras. Para isso, sobem ao palco as damas Eliana Pittman e Alaíde Costa. 

O festival contará também com mesas literárias durante os três dias, como a mesa “Mário, o Gestor – 90 anos do Departamento de Cultura da Cidade”, que explora o legado do primeiro gestor secretaria, com os participantes Augusto Calil, Marcos Moraes e Ligia Fonseca Ferreira, no sábado 25/10, às 16h.

No domingo, 26/10, às 20h, o auditório da Biblioteca recebe uma leitura cênica do livro de poemas “Losango Cáqui”, de Mário de Andrade. Escrito durante a efervescência do modernismo brasileiro no final de 1922, mas publicado apenas em 1926, o livro é resultado da absorção das vanguardas europeias. Agora, é apresentado em forma de espetáculo teatral criado pela Companhia do Latão.
 

Programação nas Praças

Além da Biblioteca Mário de Andrade, as atrações ocorrem na Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar. O palco da Dom José Gaspar recebe um show em homenagem aos 50 anos de Rita Lee & Tutti Frutti com a cantora Catto. O clássico álbum “Fruto Proibido” é interpretado na íntegra pela gaúcha no sábado, às 18h30.

 No domingo, 26/10, às 18h30, outro álbum que marcou a música brasileira é celebrado na Dom José Gaspar. Di Melo sobe ao palco, às 18h30, para tocar todo seu álbum homônimo “Di Melo”, que também faz 50 anos. Além do artista, os organizadores anunciam um convidado especial que será uma surpresa para o público.

A Praça das Artes recebe na sua Sala de Convivência a peça “Eu não me entrego, não!”, com o ator consagrado Othon Bastos, no sábado (25) e domingo (26), às 20h. A peça é uma lição de vida e de resiliência, de como enfrentar os obstáculos que aparecem em nossa existência e como superá-los, montada com histórias divertidas e dramáticas da vida pessoal e profissional do artista.

Feira de livros

Simultaneamente à programação artística, editores, coletivos literários, autores independentes, grupos de escritores e instituições dedicadas à literatura estarão presentes na Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade, na Feira de Livros da Mário.