Torrinha, SP, fará uma Pré-conferência da Pessoa Idosa em março antes da Regional

Mosteiro do Paraiso em Torrinha. Foto: divulgação
Mosteiro do Paraiso em Torrinha. Foto: divulgação

Torrinha, no Interior de São Paulo, vai realizar uma Pré-conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em dois núcleos da cidade, no dia 15 de março de 2019.

Na parte da manhã será na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Conviver e no Mosteiro do Paraiso. Na parte da tarde será na Casa da Cultura,  à Rua  Nove de Julho, 338, no Centro.

O município segundo o Sistema de Projeção Populacional, da Fundação Seade, chegará em 1º de julho de 2019 com mais de 1800 idosos, numa população de 9.700 habitantes.

A cidade vai participar da 1ª Conferência Regional que está sendo organizada junto com os municípios de Santa Maria da Serra e Estância Turística de Brotas para ser realizada no dia 28 de Março.

O tema da pré- conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Os  eixos debatidos também seguem a orientação nacional:

I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.