15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pela ONU

O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela ONU- Organização das Nações Unidas e a OMS- Organização Mundial de Saúde.

O objetivo foi criar uma data para sensibilizar as sociedades, de todos os países, a elaborarem campanhas de combate à violência contra os idosos.

A data também pretende disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos também é uma violação aos direitos humanos.

No Brasil o governo federal tem o serviço do Disque 100 para acolher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal Disque 100.

Denúncias pelo WhatsApp

Em maio de 2021 o Governo Federal lançou um número de WhatsApp para denúncias dos canais Disque 100 e Ligue 180, o (61) 9.9656-5008.

O aplicativo de mensagens privadas agora também pode ser utilizado como plataforma de denúncias de violações de direitos humanos e contra a mulher. Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem para o número. Após resposta automática, a pessoa será atendido pela equipe da central única dos serviços. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Como já ocorre com os demais canais, a pessoa pode pedir para ficar anônima na denúncia.