logo

De 24 a 28 de janeiro de 2022, em Porto Alegre, o 7º Fórum Social Mundial da População Idosa

Estão abertas as inscrições para a participação nas oficinas e na programação do 7º Fórum Social Mundial da População Idosa que está marcado para o período de e 24 a 28 de janeiro de 2022, no Rio Grande do Sul.

Ele deverá se realizar  em paralelo ao 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente. Os eventos estão inseridos na programação oficial dos 250 anos da capital Porto Alegre, que sediará os encontros.

Programação

A abertura oficial será no dia 24 de janeiro, às 16h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na Praça Marechal. Deodoro, 101, no Centro Histórico de Porto Alegre. Está programada a palestra magna o chefe da Unidade Curso de Vida Saudável da Organização Panamericana de Saúde, o médico cubano, Enrique Veja García, que atualmente reside em Washington, nos EUA.

No mesmo dia, a partir das 18h, está programado o Baile de abertura, no Clube Sargento Expedicionário Geraldo Santana (Rua Luiz de Camões, 337/ Porto Alegre/ RS), com a Orquestra de Lajeado. A dança é comemorativa ao “Dia Nacional do Aposentado”, o ano do “Bicentenário da Independência do Brasil”, o ano dos “250 anos de Porto Alegre” e ainda a “Década do Envelhecimento Saudável – ONU”.

Organização

Os eventos são de responsabilidade de um comitê organizador da sociedade civil, tendo a prefeitura de Porto Alegre como apoiadora. O lançamento oficial aconteceu em 3 de dezembro de 2021, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, sede municipal dos porto-alegrenses.

Os organizadores têm a expectativa que o evento sirva para ampliar as discussões para realizar a III Assembleia Mundial sobre Envelhecimento no Brasil ou em outro país da América do Sul, comentou Lélio Luzardi Falcão, presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre-IAFSMPOA e membro da Comissão Organizadora 2022.