logo

1º Simpósio para Gestores e Profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos

A Prefeitura de Cotia, na Grande São Paulo, está com inscrições abertas para o 1º Simpósio para Gestores e Profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde. A organização da iniciativa contou ainda com a participação do Ministério Público e da instituição Vila Médica Serviços. O evento será no dia 19 de maio, das 8h às 12h, no auditório do Paço Municipal. O tema será ‘Fiscalização das ILPIS’, mas outros temas serão abordados como: inscrição no CMDPI, gestão de qualidade, legislação (vigilância sanitária) e diretrizes e boas práticas.

Para participar do evento é preciso se inscrever previamente [link abaixo], a participação é gratuita e as vagas são limitadas. De acordo com a Secretaria e com o Conselho, a demanda apresentada no CMDPI acerca dos pedidos de inscrição e de renovação das ILPIs em Cotia motivou a realização do evento. Segundo os organizadores do simpósio, percebeu-se que parte das ILPIs encontram dificuldade em apresentar os requisitos necessários para se adequar à Legislação pertinente.

Entre os palestrantes confirmados estão: Darlene Pires (presidente do CMDPI); Iara O. M. Estrela (vice-presidente do CMPDI); Claudineia Magalhães (Secretária Executiva do CMPDI); Camila T. Pinho (Promotora de Cotia); Rui Sousa Coelho (Vila Vida Serviços Médicos); Mariana Lamussi de Andrade (Vila Vida Serviços Médicos); Bruna Albuquerque (Vigilância Sanitária); Cristina Camargo (Vigilância Sanitária); Jean Daniel L. Domingues (Presidente da Comissão de Normas e Legislação); Ana Maria S. A. Belchior (Assistente Social CREAS) e Viviane Siqueira (OAB).

“Procuramos implementar políticas públicas para idosos em todas as frentes de atuação com projetos como os ‘talentos partilhados’, parcerias para ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros, artesanato, ginástica e atividades de lazer. Mas, nosso olhar também está atento aos idosos institucionalizados. Precisamos fortalecer as ações permanentes de monitoramento das ILPIs com iniciativas interdisciplinares que visam assegurar os direitos dos idosos”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.  O simpósio trará elementos que darão condições aos participantes de elaborarem um plano de gestão mais assertivo no sentido de assegurar a garantia da promoção de defesa dos direitos da população institucionalizada, a melhoria na qualidade do atendimento e economia.

“Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, temos que discutir política pública, projetos, serviços e produtos voltados à pessoa idosa. Esta pauta precisa ser encarada com foco nas discussões em todos os âmbitos”, disse Darlene Pires, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de Cotia.