logo

Câmara Federal abriu inscrições para indicação de pessoa ou uma instituição para o Prêmio Zilda Arns

A Câmara dos Deputados recebe até a próxima sexta-feira, 14 de julho, as indicações  ao Prêmio Zilda Arns 2023. Somente deputados e senadores podem fazer indicações dos seus Estados, para uma pessoa ou uma instituição, utilizando um formulário eletrônico disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados. 

O Prêmio Zilda Arns é conferido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e consiste em um diploma de menção honrosa, entregue anualmente a até cinco agraciados. Instituído em 2017, tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições que têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. 

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 25 de outubro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Zilda Arns

O nome da premiação homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela também tinha sido funcionária do Ministério da Saúde e conselheira no Conselho Nacional de Saúde.

Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, o Cardeal Arns que atuou na Arquidiocese de São Paulo, ela morreu aos 75 anos, em 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe (Haiti), durante um terremoto ocorrido na cidade. Ela encontrava-se dentro de uma igreja, convidada para uma missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança naquele país.

Os laureados desde 2018