Siga o Jornal da 3ª Idade no Instagram
Doce Vampiro, inspirada na música de Rita Lee, foi o tema da Coreografia da cidade de Pinhalzinho, que conquistou a Medalha de Ouro, com o 1º lugar na modalidade, na categoria 60+, na abertura do 2º Jogos da Terceira Idade de São Caetano do Sul, no dia 5 de julho de 2023.
A delegação pinhalzinhense é formada por 21 pessoas que se inscreveram, além da Coreografia, no Voleibol Adaptado 50+ e na natação.
A Secretária de Turismo, Cultura e Esportes de Pinhalzinho, Prof.ª Bernadete Barrios Camargo é a coreógrafa e chefe da delegação. Ela falou para o Jornal da 3ª Idade do trabalho que há 10 anos a cidade faz com os idosos, nos esportes.
O trabalho com grupos de idosos em Pinhalzinho começou através do Clube da Terceira Idade da cidade, um clube sem fins lucrativos, com uma diretoria própria. A partir de 2013 o grupo da coreografia “Vida em Movimento” e o grupo do Voleibol Adaptado ficaram sendo um trabalho do município, sem vínculo com o clube. Continuamos com um trabalho voluntário, de formiguinha, tentando tirar os idosos do sedentarismo. Sou a responsável pelos dois grupos, professora de educação física aposentada, e no momento estou atuando como Secretária de Turismo, Cultura e Esportes de Pinhalzinho. Há dez anos participamos do JOMI, antigo JORI, levando a coreografia, vôlei, buraco, truco, dominó, dança de salão, natação. A cidade de Pinhalzinho é pequena, cerca de 15.000 habitantes, e nosso maior desafio é trazer os idosos para essa vida mais ativa, disse a Profª Bernadete.



