logo

Araçatuba é a anfitriã da 3ª Etapa dos Jogos Estaduais da Melhor Idade de SP 2024 com delegações de 53 cidades

Araçatuba, distante cerca de 530 km da Capital, abre amanhã, 30 de abril, pelo segundo ano consecutivo, uma etapa dos Jogos Estaduais da Melhor Idade. Em 2024 são 53 cidades participando com a expectativa de cerca de 2500 pessoas até o final de todo o torneio.

Como no ano passado, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero, ressaltou a importância dos Jogos da Melhor Idade para promover a prática esportiva entre os idosos e estimular a melhoria da qualidade de vida. 

Poder realizar mais uma edição dos JOMI em Araçatuba é confirmar aquilo que temos feito nos últimos anos: dar oportunidade para a participação para todos, afirmou Tumelero.

Confirmaram as delegações das seguintes cidades, que fazem parte da 6ª Região Esportiva do Estado: Araçatuba; Andradina; Aparecida D’oeste; Aspásia; Auriflama; Avanhandava; Bálsamo; Bilac; Birigui; Buritama; Castilho; Catanduva; Fernandópolis; Floreal; Guaraçaí; Guararapes; Icém; Ilha Solteira; Itapura; Jales; José Bonifácio; Lavínia; Lourdes; Marinópolis; Mirandópolis; Mirassol; Mirassolândia; Neves Paulista; Nova Canaã Paulista; Novais; Novo Horizonte; Onda Verde; Orindiúva; Penápolis; Pereira Barreto; Poloni; Potirendaba; Riolândia; Rubinéia; Santa Clara D’oeste; Santa Fé Do Sul; Santa Rita D’Oeste; Santa Salete; Santana da Ponte Pensa; São José do Rio Preto; Sud Menucci; Tabapuã; Tanabi; Três Fronteiras; Turiuba; Urânia; Urupês, Valparaiso e Votuporanga.

Todos os municípios representados fazem parte da 6ª Região Esportiva de São Paulo. A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por regiões, diferentes da Região Administrativa Estadual e as subdivide em Diretorias (DREL) e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer (IREL).

Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI- Jogos Estaduais da Melhor Idade de SP- é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, pioneiro no Brasil em competições voltadas para esse público. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias, feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).