logo

Araçatuba, SP, sediará a 6ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual) de 7a 11 de junho

Araçatuba, município do Noroeste do Estado de São Paulo, vai sediar de 7 a 11 de junho, a 6ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), com a expectativa de receber mais de 2500 atletas, de 60 cidades da região.

A abertura oficial será na quarta-feira, 7/6, às 14 horas, na Emeb Profª. Euza Neuza Marcondes Lários, na Rua Manoel Marques de Souza, 431, no Conjunto Habitacional Hilda Mandarino.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero, ressaltou a importância dos Jogos da Melhor Idade para promover a prática esportiva entre os idosos e estimular a melhoria da qualidade de vida. “Essa é uma oportunidade única para valorizar e incentivar a participação dos idosos em atividades esportivas, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também emocionais e sociais”, afirmou Tumelero.

O prefeito Dilador Borges também destacou a relevância desse evento para Araçatuba. “Receber os Jogos da Melhor Idade é um privilégio para nossa cidade. Além de promover a integração entre os idosos de diferentes municípios, esse evento reforça o compromisso de Araçatuba em apoiar e incentivar a prática esportiva em todas as faixas etárias”, afirmou o prefeito.

Confirmaram as delegações das seguintes cidades, que fazem parte da 6ª Região Esportiva do Estado: Araçatuba; Andradina; Aparecida D’oeste; Aspásia; Auriflama; Avanhandava; Bálsamo; Bilac; Birigui; Buritama; Castilho; Catanduva; Fernandópolis; Floreal; Guaraçaí; Guararapes; Icém; Ilha Solteira; Ipiguá; Irapuã; Jales; José Bonifácio; Lavínia; Luiziânia; Marinópolis; Mirandópolis; Mirassol; Mirassolândia; Monte Aprazível; Neves Paulista; Nova Canaã Paulista; Nova Granada; Novais; Onda Verde; Orindiúva; Penápolis; Pereira Barreto; Poloni; Potirendaba; Riolândia; Rubinéia; Santa Clara D’oeste; Santa Fé Do Sul; Santa Rita D’oeste; Santa Salete; São José Do Rio Preto; Sud Menucci; Tabapuã; Tanabi; Turiúba; Urânia; Urupês e Votuporanga.

6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Araçatuba está na 6ª Região Esportiva, que tem a cidade de São José do Rio Preto como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.