As pessoas interessadas em participar presencialmente da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo podem se inscrever, a partir de hoje, 4 de abril, pelo formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos.
A Conferência Municipal de São Paulo de 2025 é bastante diferente das anteriormente realizadas e também difere do modelo adotado pelos demais municípios do país.
A expectativa é do comparecimento de 1200 pessoas, livres de qualquer lugar da cidade, que podem se cadastrar antes online ou no primeiro dia da Conferência em 16 de maio. O local onde ela irá ocorrer ainda não foi divulgado.
Regimento Interno está online para ser lido e comentado
Até a próxima quarta-feira, 9 de abril, às pessoas interessadas em participar da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será em maio de 2025, podem entrar na plataforma Participe+ da Prefeitura, para ler o opinar sobre o Regimento Interno.
O documento final será aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, após a apreciação das propostas de alteração enviadas.
Para acessar o link do Regimento a pessoa precisa ser cadastrada no Participe+. Quem ainda não é pode fazer o ingresso na hora.
Conferências municipais
Em todo o país as cidades estão organizando as suas conferências municipais para levantar as propostas e os delegados que as representarão nas suas respectivas conferências estaduais.
O tema central é comum a todas: “Envelhecimento Multicultural e Democracia, urgência por equidade, direitos e participação”.
Também os assuntos, divididos por Eixos, são iguais em todas as conferências:Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Conferência Estadual de SP
A 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa de SP será de 17 a 21 de agosto de 2025, em local ainda não publicado.
Conferência Nacional
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa marcou a 6ª CNDPI- Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Brasília, para o período de 5 a 8 de novembro de 2025.