logo

As inscrições para a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa começam hoje online

As pessoas interessadas em participar presencialmente da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo podem se inscrever, a partir de hoje, 4 de abril, pelo formulário eletrônico disponibilizado  pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos.

A Conferência Municipal de São Paulo de 2025 é bastante diferente das anteriormente realizadas e também difere do modelo adotado pelos demais municípios do país.

A expectativa é do comparecimento de 1200 pessoas, livres de qualquer lugar da cidade, que podem se cadastrar antes online ou no primeiro dia da Conferência em 16 de maio. O local onde ela irá ocorrer ainda não foi divulgado.

Regimento Interno está online para ser lido e comentado

Até a próxima quarta-feira, 9 de abril, às pessoas interessadas em participar da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será em maio de 2025, podem entrar na plataforma Participe+ da Prefeitura, para ler o opinar sobre o Regimento Interno.

O documento final será aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, após a apreciação das propostas de alteração enviadas.

Para acessar o link do Regimento a pessoa precisa ser cadastrada no Participe+. Quem ainda não é pode fazer o ingresso na hora.

Conferências municipais

Em todo o país as cidades estão organizando as suas conferências municipais para levantar as propostas e os delegados que as representarão nas suas respectivas conferências estaduais.

O tema central é comum a todas: “Envelhecimento Multicultural e Democracia, urgência por equidade, direitos e participação”.

Também os assuntos, divididos por Eixos, são iguais em todas as conferências:Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

  • Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
  • Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
  • Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
  • Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Conferência Estadual de SP

A 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa de SP será de 17 a 21 de agosto de 2025, em local ainda não publicado.

Conferência Nacional

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa marcou a 6ª CNDPI- Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Brasília, para o período de 5 a 8 de novembro de 2025.