A cidade de São Paulo começa hoje, 28/3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025.
As doses da vacina contra o vírus da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA).
Os grupos prioritários para a imunização incluem idosos 60+, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Além de povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.
Em 2025 dois tipos de vacina já estão à disposição da população.
A vacina trivalente é a disponibilizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacina quadrivalente, encontrada somente na rede privada, protege contra quatro cepas: além das defendidas pelo imunizante do SUS, protege também contra outra cepa de Influenza B.