Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram
A Biblioteca Mário de Andrade, a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, vai comemorar os seus 100 anos, nos dias 24,25 e 26 de outubro, com shows, mesas literárias e leituras cênicas.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de SP, uma edição especial do Festival Mário de Andrade, evento que chega a sua 5ª edição, terá atrações gratuitas na Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar, na região do Centro Histórico.
Entre os destaques da programação estão a peça “Não me entrego, não!”, com Othon Bastos, na Praça das Artes, shows na Praça Dom José Gaspar em comemoração aos 50 anos dos álbuns “Di Melo” e “Fruto Proibido”, a já tradicional Feira de Livros e mesas literárias na Biblioteca Mário de Andrade.
A celebração começa com o show de abertura “Pérolas Negras”, no auditório da BMA, na sexta-feira, 24/10, às 20h. A apresentação homenageia mulheres negras do samba, como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, entre outras. Para isso, sobem ao palco as damas Eliana Pittman e Alaíde Costa.
O festival contará também com mesas literárias durante os três dias, como a mesa “Mário, o Gestor – 90 anos do Departamento de Cultura da Cidade”, que explora o legado do primeiro gestor secretaria, com os participantes Augusto Calil, Marcos Moraes e Ligia Fonseca Ferreira, no sábado 25/10, às 16h.
No domingo, 26/10, às 20h, o auditório da Biblioteca recebe uma leitura cênica do livro de poemas “Losango Cáqui”, de Mário de Andrade. Escrito durante a efervescência do modernismo brasileiro no final de 1922, mas publicado apenas em 1926, o livro é resultado da absorção das vanguardas europeias. Agora, é apresentado em forma de espetáculo teatral criado pela Companhia do Latão.