logo

Casa Branca, a “Capital Nacional da Jabuticaba”, vai sediar de 15 a 21 de abril a 1ª Etapa do JOMI 2024

Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Casa Branca, distante 229 km da capital, recebe uma etapa dos Jogos Estaduais da Melhor Idade de SP.  Desta abre o calendário do JOMI 2024, com o torneio se realizando no período de 15 a  21 de abril.

 O município chamado de “Capital Nacional da Jabuticaba” fará a abertura oficial na terça-feira, 16 de abril, às 18h30, no Ginásio Municipal de Esportes, na Rua Bonvicino, s/n, no bairro de Nazaré. A expectativa dos organizadores é receber mais de 2500 pessoas, entre atletas, convidados e autoridades regionais.

São 39 cidades participantes: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Casa Branca, Conchal, Cordeirópolis, Itatiba, Iracemápolis, Jaguariúna, Leme, Limeira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Pinhalzinho, Rio Claro, Santa Bárbara, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo,  Santa Cruz das Palmeiras, Serra Negra, Sumaré, Tuiuti, Valinhos Tambaú e Vargem, Vargem Grande do Sul.

Todos os municípios representados fazem parte da 4ª RE-SP- Região Esportiva. A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por regiões, diferentes da Região Administrativa Estadual e as subdivide em Diretorias (DREL) e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer (IREL).

Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI- Jogos Estaduais da Melhor Idade de SP- é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, pioneiro no Brasil em competições voltadas para esse público. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

As próximas etapas do JOMI 2024 são: em Bebedouro, de 29/4 a 5/5 ; em Ourinhos, de 29/4 a 5/5; em Araçatuba, de 29/4 a 5/5; em São Bernardo do Campo  de 13/5 a 19/5; em Campo Limpo Paulista, de 24/5 a 28/5; em Pindamonhangaba, de 25/5 a 31/5. A etapa de junho ainda não definiu o local. A Final Estadual será em Itatiba, de 17 a 23/6.