Inezita Barroso foi a pessoa que mais vezes saiu na capa do Jornal da 3ª Idade, nos 15 anos em que ele foi impresso. Seu programa na TV Cultura tinha um auditório predominante da terceira idade. E ela adorava isso.
O centenário de nascimento de Inezita Barroso, a “Rainha da Música Caipira”, será comemorado de 7 e 12 de março, em duas unidades do SESC – o Pinheiros e o 24 de Maio – com apresentações musicais de seus seguidores e antigos colegas de palco. Nascida em 4 de março de 1925 e falecida em 8 de março de 2015, Inezita Barroso dedicou sua vida à valorização da música caipira e da cultura popular.
No Sesc Pinheiros será Viva Inezita, começando na noite de 7 de março, o violeiro e contador de ‘causos’ Paulo Freire se reúne com a cantora e violeira Adriana Farias e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira para o show Inezita Barroso: A Voz da Nossa Terra. Paulo Freire, amigo de Inezita dividiu o palco com ela em diversos momentos, o músico também foi curador da exposição “Ocupação Inezita Barroso”, em 2017. Adriana Farias, cantora e violeira paulista, apresentou o programa Viola Minha Viola entre 2017 e 2019. Já a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, fundada em 1997, é reconhecida dentro e fora do Brasil pelo uso da viola caipira em formação orquestral.
Outra homenagem será o encontro musical Inezita Barroso – Uma Prosa Musicada. Ivan Vilela, mestre da viola caipira, e Carol da Viola, violeira em ascensão, apresentam no dia 11 de março bate-papo musical sobre a trajetória de Inezita. Ambos celebram a contribuição da cantora para a cultura popular com repertório inspirado nos grandes sucessos da homenageada.
Em 12 de março, a celebração continua com Lais de Assis – Tributo a Inezita Barroso, trazendo um recorte da cultura popular tradicional com ênfase na música nordestina. Lais de Assis será acompanhada por percussão e tuba, apresentando releituras do repertório de Inezita, além de composições autorais. O show inclui músicas do álbum “Inezita em Todos os Cantos” (1975). Lais é considerada uma referência no cenário da viola com formação em violão popular e viola de dez cordas. Veja a programação
no Sesc 24 de Maio
De 7 a 29 de março, o Sesc 24 de Maio celebra o centenário de Inezita Barroso com a segunda edição do projeto Viva Viola! A programação reúne nomes como Kátya Teixeira e Renata Mattar, Mary Galvão e Mario Campanha, Fabíola Beni e o grupo Violeiras Fora da Caixa, além de Mariângela Zan. Também fazem parte da homenagem a Família Du Catira, a Roda de Cururu e a Roda de Violeiras, em um encontro dedicado à tradição da música caipira. Veja a programação