O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo promove no próximo sábado, 2 de setembro de 2023, das 9 às 17 horas, a eleição dos conselheiros da sociedade civil, para o biênio 2023-2025.
Serão 23 pontos de votação nas 5 macrorregiões da Capital, (leia lista abaixo) entre as novidades deste pleito, que foi oficializado através do Edital 439305 de 30/6/2023.
Esta eleição marca uma série de mudanças no Conselho: começou com a mudança do nome (antes GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso de SP); passou a ser paritário com 15 conselheiros governamentais indicados pelas Secretarias e 15 conselheiros, que estarão sendo eleitos nessa votação. Pela primeira vez os jovens, que tenham título de eleitor, podem votar. Também pela primeira vez entidades, associações e sindicatos poderão ser eleitos.
Na cédula eleitoral aparecerão três categorias: Categoria A dos representantes dos Fóruns Distritais ou Regionais que só poderão ser votados pelos moradores de cada território. Por exemplo: nas cédulas do Centro só aparecerão as chapas com candidatos da Região Centro. No entanto, as outras duas categorias poderão ser votadas por toda cidade. Categoria B representantes de entidades e Categoria C dos que pertencem a movimentos sociais.