logo

Conviver Guilhermina da Praia Grande, do litoral de SP, agora tem “Clube da Gargalhada” para a Melhor Idade

Conviver Guilhermina, da Praia Grande, agora tem “Clube da Gargalhada” para a Melhor Idade. Foto: Amauri Pinilha/Secom OMPG
Conviver Guilhermina, da Praia Grande, agora tem “Clube da Gargalhada” para a Melhor Idade. Foto: Amauri Pinilha/Secom PMPG

O Conviver Guilhermina, um dos centros de convivência para a terceira idade, na Praia Grande, Litoral Sul de SP, criou o  Clube da Gargalhada, para colocar em prática a  terapia do riso. Com encontros semanais, toda quinta-feira, no período  da tarde, os frequentadores da unidade podem participar e ainda têm  vagas disponíveis aos interessados.

A aula é dada por um voluntário. As risadas são incentivadas com o  uso de exercícios de respiração, e repetição de sílabas. Aos poucos,  os “rá, rá, rá” e “rê, rê, rê” vão ganhando tons de gargalhada. Os  exercícios são progressivos, e remetem a situações do cotidiano, como  o uso do elevador ou abraços nos amigos.

Em pouco tempo, sem precisar contar nenhuma piada, a turma que fez a  atividade pela primeira vez foi se soltando e ficando cada vez mais à  vontade nas gargalhadas.

A aposentada, Leni Gomes, de 77 anos, foi uma das que mais entrou no  ritmo da aula e riu com vontade. “Adorei, foi muito bom, não imaginava  que seria assim. Nunca ri tanto, em tão pouco tempo”.

 A aposentada, Sueli Tosi, de 72 anos, também entrou no clima e se  divertiu no encontro. “Tenho riso fácil, gosto muito de rir. Pensei  que tivesse a ver com contar piada ou coisa assim. Eu adorei, foi  muito bom”.

O coordenador do encontro, Ricardo Resende Meves, explicou que a  técnica foi desenvolvida por um médico indiano e que, segundo estudos,  os benefícios do riso no corpo são os mesmos de uma risada espontânea.  “O corpo produz os hormônios do bem-estar, isso melhora o humor, o  sistema imunológico, aumenta a oxigenação do corpo, ativa a  musculatura e ainda cria laços de amizade entre as pessoas. Não tem a  ver com piada, tem a ver com diversos benefícios que proporcionam mais  qualidade de vida para estas pessoas”.

O Conviver Guilhermina fica na Rua Praia dos Sonhos, nº 245, no Bairro  Guilhermina. O local atende aos maiores de 50 anos, que podem se  inscrever em diversas atividades. O telefone para outras informações é  3473-7060.