logo

Faleceu o Padre Vicente, ex-presidente do Conselho Estadual do Idoso de SP, importante na construção das políticas para idosos em SP

É com pesar que o Jornal da 3ª Idade registra o falecimento do Padre Alfredo Morlini, tratado por todos como Padre Vicente, ex-presidente do Conselho Estadual do Idoso de SP, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mogi das Cruzes  e idealizador do Instituto Pró+Vida São Sebastião.

Ele estava com 96 anos e nos últimos tempos com saúde debilitada. Foi internado na semana passada no Hospital Ipiranga, de Mogi das Cruzes onde ontem, terça-feira 12/3, por volta das 15 horas, foi acometido de falência múltipla dos órgãos. 

O velório ocorreu hoje, na Catedral de Sant´Ana, na Praça Coronel Almeida, na região central de Mogi das Cruzes. O sepultamento foi no Cemitério Parque das Oliveiras.

Quem acompanha há décadas a construção das políticas públicas voltadas às pessoas idosas em São Paulo sabe que teve um desempenho muito importante no avanço dessa estruturação.

Na ocasião da realização da 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa ele foi um dos pilares a garantir a participação de São Paulo, quando devido a rixas partidárias, a delegação paulista quase ficou de fora. Ele abriu as portas da Universidade que comandou em Mogi das Cruzes para em 2006 e 2009 serem feitas as Conferências Regiões da Grande São Paulo e assim garantir os debates e participação de todas as delegações dos 39 municípios.

Missa de Sétimo Dia

A Missa de Sétimo dia do Padre Alfredo Morilini (Padre Vicente) será realizada na segunda-feira, dia 18 de março, às 19h30min, na igreja Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.

Padre Alfredo Morlini

Pe. Vicente nasceu em 4 de fevereiro de 1928, na cidade de Reggio Emilia, na região norte da Itália, e foi ordenado sacerdote em abril de 1952, na Itália. Chegou ao Brasil em 1962, e primeiro se instalou na cidade de Rio Branco, no Acre. Depois, mudou-se para Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, onde foi pároco da Paróquia Sant’Ana, na Catedral Diocesana, entre os anos de 1968 a 1979, e das paróquias Santo Antônio e São José Operário. Também, foi coordenador das Pastorais dos Idosos, dos Enfermos e da Saúde.

Conhecido pelo Instituto Pró+Vida São Sebastião, Pe. Vicente fundou a instituição no dia 16 de setembro de 1977, com o desejo de oferecer aos idosos carentes uma casa, e além do cuidado com a alimentação, vestuário, medicamentos, muito amor e carinho.