logo

Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa Neide Duque, da Mooca, na Zona Leste da Capital fechou sua reunião de fevereiro ativando a memória com velhas marchinhas

Herminia Brandão herminia@jornal3idade.com.br
Acompanhe também pelo Instagram

A primeira reunião do Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa Neide Duque, da Mooca, na Zona Leste da Capital, na última quarta-feira, 19 de fevereiro, na Casa de Clara, no Belenzinho, teve três momentos especiais.

Os mais de 40 idosos presentes, usuários de serviços da Prefeitura na Região, participaram inicialmente de duas oficinas. Ambas voltadas para o que estudiosos estão chamando de prescrição social, uma estratégia que pretende implantar cuidados biopsicossociais holísticos, diante dos desafios que afetam a qualidade de vida das pessoas.

Duas alunas do Curso de Gerontologia, da USP Leste, fizeram apresentações abordando formas de ajudar a conquistar o pleno bem-estar físico, mental e social.

A utilização dos diferentes tipos de chás para baixar a tensão e a ansiedade foi falado por Maria de Deus Estevinho Giannatazio.

Levamos um “blend”, uma mistura de chá de capim-santo que também é chamado de capim-limão ou capim-cidreira. Ele tem origem na Índia e no Brasil é muito, muito utilizado. Com propriedades terapêuticas, é uma planta medicinal rica em citral, limoneno e geraniol. Podemos usá-lo para várias questões do nosso organismo: melhora a digestão; alivia as dores de cabeça; combate a insônia;  tem ação anti-inflamatória;  analgésica; propriedades calmantes; diuréticas; antibacterianas e antidepressivas. Também é um auxiliar potente para combater as gripes e resfriados. No final da minha fala foi distribuído o chá de capim-santo gelado, que todos pareciam gostar, explicou Maria de Deus.

A Miria Nakano apresentou o Baduanjin que é uma sequência de oito exercícios corporais orientais, que é utilizada para melhorar a saúde. É uma prática milenar chinesa que combina meditação, respiração e movimentos fluidos. É praticado com movimentos  executados de forma coordenada com a respiração. Cada um dos oito exercícios separados foca em uma área física diferente. Serve principalmente para quem sofre de estresse e pressão emocional.

A China no ano passado já tinha quase 300 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representava mais de 20% da população total.  O envelhecimento da população é uma das principais preocupações do país. Como poderiam tratar todas essas pessoas? Por isso, as práticas milenares ajudam a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Podemos aprender com eles, disse Miria Nakano. 

O Fórum encerrou seu encontro com um terceiro momento muito alegre que envolveu todas as pessoas: relembrar, cantando ou dançando, as marchinhas de velhos carnavais, sob o comando da Maestrina Emily de Souza.