Com a presença de mais de 150 pessoas, funcionários e usuários dos serviços da Prefeitura de São Paulo, o Fórum da Pessoa Idosa de Vila Prudente e Sapopemba retomou suas atividades, num evento realizado na quarta-feira, 21 deagosto, nas dependências do Círculo dos Trabalhadores da Vila Prudente.
A princípio, a retomada do Fórum terá reuniões bimestrais, que poderão ocorrer de forma itinerante já que não foi estabelecido um local fixo para essas plenárias.
Entre as pessoas idosas que estavam na plateia, a demanda maior é a mesma de outras regiões: demora no agendamento de consultas de especialidades e o fato delas, quando marcadas, serem colocadas em lugares muito distantes.
O Estatuto da Pessoa Idosa é conhecido, de nome, por muitas pessoas, mas quando o Jornal da 3ª Idade pediu para alguns citassem um artigo que julgam mais importante para os seus direitos, confessaram que nunca leram. Perguntadas se têm algum exemplar em casa, várias disseram que receberam um feito pela Prefeitura, mas que é grosso e pesado e por isso têm dificuldade de manusear.
A AMPI – Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica- que foi citada por várias das oradoras, como a principal ferramenta dos serviços da Prefeitura para classificar a demanda dos idosos no território, se mostrou desconhecida. Muitas pessoas disseram que podem ter respondido, mas não sabem do que se trata.
A volta das reuniões do Fórum foi aplaudida por todos, mas alguns observaram que tem que melhorar, garantindo espaço de voz para os idosos e não somente trazendo palestras para escutar, como acontece na maioria dos grupos.