A cidade de São Paulo ganhou, na última sexta-feira, 11 de outubro, mais um Fórum que vai atuar no seu território, com a população, os serviços públicos e as entidades locais em prol da qualidade de vida das pessoas idosas do lugar. O Fórum da Pessoa Idosa Parque Doroteia fez um encontro de apresentação no auditório do CEU Alvarenga, reunindo 70 usuários das unidades básicas de saúde, do próprio CEU, do CCInter e de uma ONG que atua na região.
O Parque Doroteia é um dos 30 bairros do distrito de Pedreira, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, fazendo divisa com Cidade Ademar, Cidade Dutra e Grajaú e com o município de Diadema. O nome do distrito vem das grandes pedreiras que existiam na região, e já era conhecido assim em 1939.
O Censo 2022 não divulgou os dados por bairros, mas o distrito de Pedreira com 163.586 habitantes tem uma população idosa de cerca de 20 mil pessoas, com 60 anos e mais, sendo 4,8% de homens e 7,2% de mulheres.
O Fórum da Pessoa Idosa Parque Doroteia começou com uma organização diferente da convencional nos demais fóruns da cidade, estabelecendo uma organização gestora na sua coordenação assim definida: Antônio Koiti Takazani (coordenador titular); Cênia Maria Volcom (coordenadora suplente); Antônia Gomes Ferreira (coordenadora suplente); Angelita Joana de Souza (secretária titular); Florinda Mota Matsuda (secretária suplente); Amaury Gaglioti (secretário suplente); Maria Masuco Yoshimura (articuladora de território titular); Denise Miranda Jorge (articuladora de território suplente); Luiz Gonzaga Ferreira (articulador de território suplente); Johnny Friedrich da Silva (assessor de imprensa). O Fórum começou com um logotipo definido, com e-mail de contato e um grupo comunidade pelo WhatsApp.
Representantes de diferentes Fóruns da cidade estiveram prestigiando a cerimônia de instalação no CEU Alvarenga: Ariovaldo Guello, coordenador do Fórum do Idoso de Pinheiros (Zona Oeste) e também do Interforum; Damares Germana Roberto (Zona Norte) coordenadora do Fórum da Pessoa Idosa da Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros; Hermínia Brandão (Zona Centro) do Jornal da 3ª Idade e do Fórum de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Região Centro e Cida Portela, ex-presidente do GCMI e coordenadora do Fórum de Cidade Ademar e Pedreira.
A principal palestra sobre os serviços públicos do território ficou a cargo da assistente social Geisa Trofino Vilaça, responsável pelo PAI- Programa Acompanhante de Idosos da UBS Parque Doroteia.