logo

Guaratinguetá sedia a 3ª Etapa do JOMI 2023 esperando receber 3 mil pessoas de 17 a 23 de abril

Guaratinguetá, município na Região do Vale do Paraíba Paulista, distante 169 quilômetros da capital, será sede, de 17 a 23 de abril, da 3ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), recebendo a representação de 36 municípios e com expectativa da presença de 3 mil pessoas, entre atletas idosos e demais participantes.

A abertura oficial do JOMI 2023 em Guaratinguetá será na terça-feira, 18 de abril, às 15h, no  Itaguará Country Club (Portaria de entrada da Rua Henrique Turner Filho, S/N, Pedregulho). Após o evento inaugural, a partir das 16h, como ocorre tradicionalmente, terá início a competição da modalidade de Coreografia. O congresso técnico, por sua vez, vai acontecer um dia antes, às 18 horas.

Confirmaram as delegações das seguintes cidades, que fazem parte da 2ª Região Esportiva do Estado: Arujá; Caçapava; Cachoeira Paulista; Caieiras; Cajamar; Campos do Jordão; Canas; Caraguatatuba; Cruzeiro; Ferraz de Vasconcelos; Francisco Morato; Franco da Rocha; Guararema; Guaratinguetá; Guarulhos; Igaratá; Ilhabela; Itaquaquecetuba; Jacareí; Lavrinhas; Mairiporã; Mogi das Cruzes; Paraibuna; Pindamonhangaba; Piquete; Poá; Potim; Salesópolis; Santa Isabel; São José dos Campos; São Sebastião; Suzano; Taubaté; Tremembé e Ubatuba.

2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Guaratinguetá está na 2ª Região Esportiva, que tem a cidade de São José dos Campos como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas