O InterFórum, que reúne representantes dos fóruns da pessoa idosa dos distritos da cidade de São Paulo, voltou a fazer reuniões presenciais. Na quinta-feira da semana passada, em 22 de agosto, fez nas dependências do Centro de Referência da Cidadania do Idoso, no Anhangabaú, a primeira de um calendário que deve ser divulgado nos próximos dias, para se realizar até o final de 2024.
O principal tema das discussões foi a participação dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que foram eleitos pelos Fóruns. Como eles vêm atuando no CMI? Como está conseguindo levar as demandas dos distritos para os demais conselheiros? Como vêm sendo apoiados nas suas dificuldades de conselheiros iniciantes, foram algumas das questões colocadas.
A condução do encontro esteve a cargo de Ariovaldo Guello, do Fórum de Pinheiros e pelo ex-presidente do GCMI (Grande Conselho Municipal do Idoso), Antônio Almeida, Cecília Teodoro Sanches, do Colegiado Leste e Miriam Pimentel de Souza Rocha, coordenadora do Fórum da Pessoa Idosa do M´Boi Mirim.
O coordenador geral do Interfórum, Remo Vitorio Cherubin não pôde comparecer.
O InterFórum vai disponibilizar nos próximos dias uma avaliação do encontro e propostas para serem discutidas nos próximos.
Entre algumas demandas de consenso foi colocada a proposta da volta da Escola de Conselhos Prof.º Paulo Freire, realizada pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, em parceria com o Grande Conselho Municipal do Idoso, de 2018 e 2021. Através dela foram feitas capacitações para pessoas idosas, conselheiros e lideranças de fóruns. As aulas abordavam temas importantes, tais como: o papel do conselheiro, os marcos legais de garantia de direitos da pessoa idosa, o Fundo Municipal do Idoso, entre outros.