logo

Macaubal, na Região Oeste de SP, inaugurou o seu primeiro Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso Marcolino Gabriel da Silva inaugurado na cidade de Macaubal, em SP. Foto: divulgação

A cidade de Macaubal, na Região Oeste do Estado de São Paulo, inaugurou dia 11 de janeiro seu primeiro CCI, o Centro de Convivência do Idoso Marcolino Gabriel da Silva, que vai triplicar o número de idosos atendidos por dia.

Segundo o Sistema de Projeções Populacionais da Fundação Seade, Macaubal tem hoje 7738 habitantes, sendo 1924 de pessoas, 25%, com 60 anos ou mais.

A inauguração do CCI é muito importante para a cidade porque vai proporcionar a ampliação do trabalho. Temos atualmente atividades com 85 idosos, incluindo os usuários da ILPI São Vicente de Paulo e do Grupo Alegria de Viver. Usamos o espaço do grupo da terceira idade e do CRAS para as ações e agora vamos ter um núcleo centralizador com muito mais opções, disse Rodolfo Francis Lopes, Gestor Municipal de Assistência Social, que será o responsável pelo CCI.

 

O CCI de Macaubal vai triplicar o número de idosos atendidos. Foto: divulgação

A entrega do CCI de Macaubal faz parte do cronograma do Programa SP Amigo do Idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). O equipamento, com área total construída é de 325 m², contou com investimento estadual de R$250 mil, além do terreno cedido pela Prefeitura. O espaço abriga salão de convivência, depósito, cozinha, despensa, lavanderia, sanitários feminino e masculino e sanitário acessível.

Os idosos serão atendidos com atividades socioeducativas, de lazer, esporte e convívio social. O acesso será por encaminhamento da rede socioassistencial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou por demandas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade e risco social. 

A cerimônia de inauguração do Centro de Convivência Marcolino Gabriel da Silva contou com a presença do Governador João Dória, do Deputado Federal Geninho Zuliani Olímpia, do presidente da Assembleia Legislativa Carlão Pignatari, do Secretário da Educação Rossieli Soares da Silva e autoridades locais.