Uma revista em quadrinhos, produzido em parceria pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e o Instituto Mauricio de Sousa, foi lançada oficialmente no dia 26 de março, em Brasília.
A ministra Macaé Evaristo disse na cerimônia de apresentação do gibi, que a proposta é conscientizar crianças e adolescentes sobre as questões que envolvem envelhecimento.
A Turma da Mônica faz parte da vida de milhões de brasileiros e brasileiras, e utilizar esse universo para tratar de um tema tão essencial é uma forma potente de levar essa mensagem adiante. Envelhecer é um direito e um processo natural da vida, e precisamos garantir que todas as gerações compreendam isso desde cedo, disse a ministra.
A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha de Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa.
A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito. Além disso, aborda o impacto desses fatores na dignidade e na saúde das pessoas idosas.
Acesse a versão digital da revista Turma da Mônica Intergeracionalidade