O Museu do Futebol, localizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, reabre hoje, sexta-feira 12 de julho de 2024, com entrada gratuita para este final de semana.
Inaugurado há 16 anos, o espaço é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, que na reformulação, dos seus 6 mil metros quadrados, abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo.
A partir da próxima semana volta ao seu funcionamento de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17 horas, com recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras.
A curadoria ficou por conta de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual por Jair de Souza.
O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões, por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
O Museu do Futebol é um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. Foi concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
Desde a sua inauguração, em inaugurado em 29 de setembro de 2008, já recebeu quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.