logo

Os Fóruns das Pessoas Idosas do Centro marcaram a 2ª reunião, sobre a 6ª CMDPI, na Subprefeitura Sé

Os Fóruns da Pessoa Idosa da Região Centro da capital, em São Paulo, vão fazer seu segundo encontro para debater as demandas da Região que serão levadas para a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa (6CMDPI). Será na terça-feira 25 de fevereiro, das 9 às 13 horas, no auditório da Subprefeitura Sé, na rua Álvares de Penteado, 49, no Centro Histórico. 

A 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa está marcada para o período de 16 a 18 de maio de 2025, em local ainda não definido pela Coordenação de Políticas Públicas da Pessoa Idosa da Prefeitura. 

Os “esquentas” que tinham sido anunciados pelo Conselho Municipal da Pessoa de São Paulo, para as diferentes regiões da cidade não vão mais acontecer. Por isso, o encontro organizado pelos Fóruns é importante, pois eles vão funcionar como “pré-conferência”.

Os demais fóruns da capital também estão fazendo suas reuniões.

“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” é o tema da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para se realizar em Brasília, de 5 a 8 de novembro de 2025.

Por isso todas as conferências municipais e estaduais do país seguem com o mesmo tema, bem como discutindo os mesmos 5 eixos. 

O Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; o Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; o Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; o Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.