logo

Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo homenageou o Padre Bogaz que deixou a Paróquia Achiropita

Na manhã de 12 de fevereiro de 2023, uma missa na Paróquia Nossa Senhora Achiropita deu posse aos Padres Roberto e Gabriel-que agora irão comandar a igreja- e se despediu do Padre Bogaz, muito querido pela comunidade do bairro do Bixiga.

A Pastoral da Pessoa Idosa participou da missa e esteve representada por um grupo que foi homenagear e agradecer ao Padre Bogaz por todo trabalho desenvolvido junto às pessoas idosas.  A advogada e Mestre em Gerontologia, Conceição Aparecida de Carvalho, que atua como coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de São Paulo foi quem esteve no púlpito.

A implantação de PPI numa paróquia não é tarefa fácil. Muitos padres conservadores rejeitam esse tipo de movimento e dificultam o trabalho das coordenadoras e líderes que precisam de apoio para visitar as pessoas idosas que já não conseguem mais comparecer na igreja.

O Padre Antônio Sagrado Bogaz, nascido em Lavínia (SP), com 63 anos e 35 de sacerdócio foi realocado pela sua ordem religiosa, a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (PODP), para a cidade de Cotia.

Ele é formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia e também doutor em Filosofia pela USP em Liturgia e Sacramentos e em Teologia Sistemática – Cristologia em Roma. É artista plástico, roteirista e cineasta, professor universitário, autor de diversos livros, fala inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e russo.

Estava  como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Achiropita e presidente das Obras desde 2017 e fez grandes mudanças na comunidade, principalmente junto aos mais pobres.