logo

Praia Grande, a anfitriã São Bernardo e Santo André são campeãs da 2ª etapa do JOMI 2023

Premiação das cidades campeãs na 2ª etapa do JOMI Estadual 2023, realizada em São Bernardo do Campo. A partir da esquerda: Tâmara Rufini Vicente, de São Bernardo, o representante da Praia Grande e Tiago, de Santo André. Foto: jornal3idade.com.br
Premiação das cidades campeãs na 2ª etapa do JOMI Estadual 2023, realizada em São Bernardo do Campo. A partir da esquerda: Tâmara Rufini Vicente, de São Bernardo, o representante da Praia Grande e Tiago, de Santo André. Foto: jornal3idade.com.br
Por Hermínia Brandão
herminia@jornal3idade.com.br

Praia Grande ficou com a primeira colocação geral (191 pontos), a anfitriã São Bernardo do Campo, em segundo lugar (188 pontos), e Santo André em terceiro (148). As  cidades venceram a 2ª Etapa dos 25º Jogos da Melhor Idade (JOMI Estadual 2023), encerrada ontem (23/4). 

O torneio teve início no dia 17/4, contou com a presença de atletas de 26 cidades da 2ª Região Esportiva de SP e mais de 2 mil pessoas participantes. Como é tradição, as finais do Voleibol Adaptado (60+ e 70+) marcaram as últimas disputas da competição.

1ª Região Esportiva do Estado de SP

A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por 8 Regiões Esportivas, diferentes das 16 Regiões Administrativas do Estado. São Bernardo do Campo está na 1ª Região Esportiva, que tem a cidade de Santos como  referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias no feminino e no masculino.

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.