logo

Praia Grande, no Litoral Sul de SP, sediará a 3ª etapa do JOMI 2022 com 24 cidades

Aula aberta do projeto Conviver da Praia Grande, Litoral Sul de SP. Foto: Secom/PMPG

A 3ª etapa do JOMI 2022- Jogos Estaduais da Melhor Idade será de 17 a 22/5, na cidade de Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo. 

Se inscreveram 24 cidades da 1ª Região Esportiva de SP: Barueri, Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Embu, Guarujá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por 8 Regiões Esportivas, diferentes das 16 Regiões Administrativas do Estado.

Organização da Prefeitura de Praia Grande

Na semana passada a Prefeitura de Praia Grande fez mais uma reunião para definir as próximas etapas da organização do JOMI. Participaram do encontro o chefe do Comitê Organizador representando a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Renato Antonelli, além do responsável pela parte técnica dos Jogos, Cláudio dos Santos. Os dois foram recepcionados pelos representantes do Comitê Organizador da Cidade, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, Antônio Carlos Salles e Ivan dos Santos.

Foram debatidos durante a reunião os locais de competição, alojamento das delegações, parte técnica do evento e calendário dos Jogos. Assuntos referentes ao cerimonial, tanto de abertura quanto de encerramento, também fizeram parte dos trabalhos.

Como anfitrião da competição, Praia Grande está cumprindo o caderno de encargos do evento que determina que a cidade deverá providenciar junto aos órgãos competentes e disponibilizar alimentação e alojamento em bom estado. As ações visam acomodar atletas e dirigentes das delegações.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Leia também:

Reportagens da 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande

Calendário de todas as etapas