logo

Programa PAI da Prefeitura de SP vence Prêmio da Fundación Pilares

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, venceu a categoria de Votação Popular, uma das seis classificações da quinta edição do Prêmios Fundación Pilares para as melhores Boas Práticas relacionadas ao Modelo AICP (Atenção Integral e Focado na Pessoa).

De dois em dois anos, a Fundação Pilares convoca estes prêmios para dar visibilidade às experiências e projetos inspiradores para impulsionar a mudança de modelo de cuidados prolongados para um verdadeiro atendimento integral dirigido para pessoas idosas.

Em 2022, entre as 80 nomeações apresentadas para esta nova edição, serão atribuídos 6 prêmios nas diferentes categorias, cinco deles escolhidos por um júri especializado e independente e um sexto resultado do voto popular, que foi o vencido por São Paulo.

As categorias vencedoras pela votação dos especialistas só serão conhecidas no dia da cerimônia de entrega do Prêmio, na quinta-feira, dia 3 de novembro.

A Prefeitura de São Paulo está comemorando a indicação popular, mas não tem perspectiva para a ampliação do Programa.  A iniciativa vem sendo aplaudida pelos idosos e familiares dos que conseguem ser atendidos, mas ainda tem uma quantidade pequena de prestação de serviço, frente a demanda apresentada, desde a Conferência Municipal da Pessoa Idosa de 2019.

O Programa PAI não entrou no Plano de Metas 2021 – 2024, o que significa que não existe recurso público destinado para a sua ampliação e aperfeiçoamento.

Destinado para atender aos idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social, o PAI tem 50 equipes, cada uma com assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes de idosos, motorista e profissional administrativo. A capacidade média é de acolher seis mil idosos por mês. Segundo a Secretaria da Saúde existem idosos que necessitam de vários dias na semana, o que aumenta o número final de atendimento.

Para pedir o atendimento do PAI, a pessoa idosa ou seu familiar deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.