A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de 16 a 18 de maio de 2025, é o tema do próximo Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa da Vila Mariana, na Zona Sul da Capital, em SP, na quinta-feira, 10 de abril, das 14 às 16 horas. Como acontece mensalmente, o encontro será na Biblioteca Viriato Corrêa, na Rua Sena Madureira, 298.
Com a participação de lideranças do território, a reunião é coordenada pela ex-presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo (atual CMI-SP), Marly Feitosa, gratuito e aberto para todas as pessoas interessadas.
Não existe a necessidade de inscrição prévia.
Conferências municipais
Em todo o país as cidades estão organizando as suas conferências municipais para levantar as propostas e os delegados que as representarão nas suas respectivas conferências estaduais.
O tema central é comum a todas: “Envelhecimento Multicultural e Democracia, urgência por equidade, direitos e participação”.
Também os assuntos, divididos por Eixos, são iguais em todas as conferências: Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.