O artista e empresário Ronnie Von, que para o público da terceira idade (e muitos jovens também) dispensa apresentações, foi a estrela do encontro que reuniu ontem, 26/3, profissionais de saúde e a imprensa no lançamento da vacina quadrivalente contra a gripe, do laboratório Sanofi. Essa modalidade da vacina é a que está disponível na rede privada.
Com mais de 80 anos, sempre bonito e elegante, ele foi convidado especialmente para dar o testemunho da experiência traumática que teve após contrair o virus H1N1, ter uma gripe forte, que evoluiu para uma pneumonia e o deixou 10 dias na UTI e semanas hospitalizado.
Ronnie Von confessou que foi intransigente. Há alguns anos ele já tinha tido uma gripe forte e se curou com tratamento com antiviral, por isso relaxou na vacinação. Desta vez, quando contraiu o virus influenza estava 24 meses sem vacina.
Pelo amor de Deus, não deixem de se vacinar. Prevenção é tudo. Homem nenhum vai ao médico, não faz exames periódicos e medicina preventiva. É sempre a mulher, a namorada, a filha que insiste, e isso precisa mudar. Nunca vi nada mais pavoroso do que uma UTI. Poderia estar no andar de cima, mas consegui me safar dessa, disse o artista.
Para Ronnie Von, que contou estar vivendo um novo momento especial na vida, com a estreia em breve de um novo programa semanal de entretenimento, garante que a lição ficou e que não deixará nunca mais de se vacinar.
Vou fazer 81 anos, mas minha cabeça é de 25 anos. Só que o corpo não entende. Eu tinha uma glicemia controlada em 88 e de repente estava com 160, na estratosfera. De repente uma arritmia que disparou e foi o que me fez ficar mais tempo na UTI. Sabe quanto é a diária da UTI no hospital que fiquei? R$80 mil por dia. Tive que tomar esteroides e meu rosto ficou redondo por causa dos medicamentos. Fiquei sem sequelas no corpo, mas algumas emocionais. Tive medo de morrer. Então quem não quiser passar por isso, deve tomar a vacina, disse bastante enfático.